A Importância do Antigo Testamento
Entenda a relação entre o Antigo e o Novo Testamento.
Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.
- Colossenses 2:17
Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento são importantes.
Cada um foi escrito com seu propósito.
Imagine-se com oito anos de idade. Seus pais te colocam sentado, e te ensinam a dirigir. Você não apenas se distrairia após dois minutos, como, dez anos depois, da hora de dirigir, não se lembraria de nada do que falaram.
O momento certo é importante. Pais sábios entendem isso. Por essa razão não ensinam tudo que sabem ao filho logo que ela começa a falar, eles esperam até que o filho esteja pronto para compreender e pôr em prática os ensinamentos.
Além de revelar Deus como Criador do universo e do homem, a queda deste, o propósito do Antigo Testamento, foi indicar a salvação para o problema do pecado da humanidade.
Em Mt 5.21-48, vemos que Jesus relacionou o Antigo e o Novo Testamento.
Em Rm 7.7, é revelado que a lei do AT é boa, pois nos mostrou o que era o pecado: a desobediência aos princípios divinos para a vida.
Desse modo, ficou clara a necessidade que temos de um salvador.
O Antigo Testamento aponta diretamente para Cristo como o Salvador de que precisamos.
Há dezenas de textos proféticos que revelam o local exato do nascimento de Jesus, sua vida sem pecado, sua morte expiatória da cruz, sua ressurreição e sua volta para reger as nações. Embora tenha sido escrito por volta de 1450 e 430 a.C., no AT são preditos detalhes sobre a vida de Jesus! Isso prova a autoridade das Escrituras.
O Antigo Testamento dá sentido ao Novo.
Em Mt 5, Jesus disse que Ele veio para comprir a lei, não para revogá-la.
O AT ajuda-nos a entender por que Jesus morreu para nos salvar.
Os sacrifícios (retratando Jesus como o sacrifício supremo, perfeito e derradeiro, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo) e a fé nas promessas de Deus são temas abordados no AT; a maneira que Deus usou para preparar o caminho de Jesus.